Para desenvolver há um caminho a percorrer

Quando o assunto são as estratégias digitais não basta saber programar e entregar páginas, sites, aplicativos. É preciso DESENVOLVER!

Desenvolver no sentido mais amplo da palavra que, pesquisando em alguns dicionários, traz no significado progresso, aumento da capacidade, tornar forte.

No contexto de sistemas envolve produzir soluções que tornem você e a sua marca fortes, prontos para crescer e atender as necessidades (internas ou externas) da melhor forma possível.

Portanto o primeiro passo é entender. Entender que necessidades são essas, o que e quem estão envolvidos, quais alternativas para atendê-las.

E como fazer isso? A e/code encontrou na gestão de projetos o melhor caminho.

Mas o que é gestão de projetos? Como funciona?

Bom segundo o PMBOK (Guia de Gerenciamento de Projetos, 5a ed.) “projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo”.  Ou seja, o desenvolvimento do seu site, aplicativo, sistema tem começo, meio e fim (é um esforço temporário), que produz um resultado único (atende as suas necessidades, é personalizado para você). Por isso a escolha desse caminho.

Com a imagem abaixo vai ser mais prático falar como funciona:

Adaptado de: http://www.mhavila.com.br/topicos/gestao/pmbok.html

No centro está a Qualidade. Talvez o termo que fundamenta esse texto uma vez para DESENVOLVER ela é necessária. Quando você procura a e/code para criar as suas soluções digitais está em busca de ter as necessidades (aquelas citadas ali em cima) resolvidas da melhor forma possível o que inclui tanto o visual quanto a agilidade, flexibilidade e tantos outros requisitos que serão definidos ao longo do seu projeto.

O que a sustenta é o equilíbrio entre:

Escopo: O que esse projeto vai ter? Escopo é TUDO o que tem no seu produto. Funções, ferramentas, ações, documentos, etapas, enfim… Com ele é possível saber onde se quer chegar.

Tempo: quanto é possível esperar pelo resultado? E dedicar para a discussão e criação? Perguntas que determinam a disponibilidade e o prazo que o projeto terá para ser executado.

Custos: Dependendo da complexidade, ferramentas e funções a infraestrutura, as horas de trabalho, os recursos são diferentes. Consciente disso para desenvolver é preciso saber quanto é possível investir.

É como quando se vai construir uma casa. Você define como ela vai ser, programa um prazo e delimita um orçamento. Começa com o alicerce, vai encaixando as peças (como na imagem acima), vendo a casa crescer e tornar-se um lar.  Se lembram que Desenvolver é crescer? Progredir de construção a lar  ^^.

Na e/code essa é uma construção digital onde mora a solução das suas necessidades e do seu negócio.

Fazemos a web ≠diferente, todos os dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *