PHP: Por onde começar?

O PHP é uma das linguagens mais utilizadas no mundo, ainda mais quando falamos de desenvolvimento web. Hoje, segundo o W3Techs, a linguagem está presente em incríveis 79,1% dos websites. Em segundo lugar está ASP.NET com 10,6%. Esta é só uma amostra da quantidade de trabalhos desenvolvidos nessa linguagem e, junto com essa quantidade enorme de websites desenvolvidos em PHP também estão as inúmeras vagas de trabalho (aqui na e/code contratamos desenvolvedores PHP, viu?).

Legal, mas por onde começo?

A primeira coisa que precisamos para iniciar com desenvolvimento é um servidor web. É comum ver quem está iniciando usar alguns pacotes já prontos que contenham um servidor apache, PHP e banco de dados (geralmente MySQL), como WampServer, EasyPHP, XAMP, entre outros.

Em um ambiente profissional preferimos utilizar um ambiente todo com Docker, pois os pacotes citados acima não oferecem uma série de facilidades que podemos ter com o Docker e acabam dificultando quando trabalhamos com vários projetos. No entanto, para iniciar com o desenvolvimento PHP os pacotes são muito úteis, pois você não precisa se preocupar com a configuração do servidor inicialmente.

Você também irá precisar de um editor de código ou uma IDE para facilitar seu desenvolvimento, afinal quem não gosta da funcionalidade de autocompletar ou do destaque quando a sintaxe está incorreta? Tenha em vista que a escolha é particular de cada desenvolvedor, cada um tem a sua preferência. No entanto, podemos citar 2 das mais utilizadas: VS Code e PHP Storm.



⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Ah! Isso é importante!

Se você já ouviu falar ou já viu algum código em PHP provavelmente este código pode estar todo “misturado” com códigos HTML, JavaScript ou até CSS. Tenha em mente que hoje em dia mudou muito a maneira de programar em PHP, e a metodologia citada acima acabou ficando para trás, sendo mais recomendado a utilização do PHP orientado a objetos.

É importante também que você tenha conhecimento da forma como a web funciona, independente da linguagem a qual você escolheu aprender(PHP, ASP.NET, Java, etc), portanto recomendamos sempre que procure ter um conhecimento básico em HTML, CSS e também de JavaScript, na internet tem muito material gratuito bacana pra você aprender.

Hoje em dia o PHP é uma das linguagens mais utilizadas no mundo do desenvolvimento e o mercado de trabalho está muito aquecido. Além disso também é uma linguagem com baixa curva de aprendizagem, então o que você está esperando? Estude e logo você conseguirá a sua vaga nesse mercado incrível!

Ah, e só para relembrar: a e/code contrata desenvolvedores PHP, ok? 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.